• Braquioplastia

    por  • 7 de abril de 2013 • 

    A Braquioplastia

    A flacidez dos braços é algo que muito incomoda, tanto para vestir uma roupa, quanto para realizar certos movimentos com o membro superior. O excesso de pele ou gordura são responsáveis por um aspecto inestético dos braços. Assim, Dr. Zamarian dispõe de duas técnicas de braquioplastia Londrina para o tratamento dessa área, restabelecendo uma aparência mais firme e jovial. Se o excesso for apenas de gordura, uma lipoaspiração de braços pode ser feita até mesmo com anestesia local ou combinada com outra cirurgia maior. Caso também haja um excesso de pele, o resultado é um braço mais fino e firme, mas com a necessidade de uma incisão ao longo da face interna do braço, a braquioplastia. Em ambos os casos, a melhora do aspecto braquial é notável, satisfazendo o desejo de usar uma roupa mais cavada.

     

    A Flacidez de Pele dos Braços decorrente da Idade

    Especialmente nas mulheres, os braços representam uma parte fundamental na estética, subrtudo na hora de colocar uma blusa sem manga ou em ociasiões de movimentos como o famoso movimento do "tchau".

    Os tecidos da região dos braços têm duas tendências principais, ao longo do tempo:

    • acúmulo de gordura na face pósteo-lateral dos braços;
    • flacidez de pele na face póstero-medial dos braços.

    O que isso significa?

    Com o passar dos anos, a tendência maior nas mulheres é de acumular gordura na região do trícepcs (face póstero-lateral dos braços), ou de ganhar flacidez. Trataremos do acúmulo de gordura mais abaixo.

    Sobre esse ganho de flacidez de pele, decorrente pela diminuição do colágeno corporal de uma forma global e da apoptose celular (envelhecimento das células), que acometem a todos, em um período mais precoce ou mais tardio da vida, a cirurgia plástica encontra o papel de tratamento da flacidez de pele com a braquioplastia, ou cirurgia plástica de braços.

    Excesso de pele normalmente somente consegue ser adequadamente tratado com a retirada cirúrgica da pele excedente, ususlamente por meio de uma cicatriz longitudinal que acompanha o sulco bicipital, de modo a que essa circatriz, por vezes evidente, fique o menos perceptível possível.

    Apenas a título de curiosidade, a flacidez de pele dos braços, quando decorrente da idade, costuma ser de menor monta do que quando decorrente de grande perda de peso.

    Assim, quando o problema maior que acomete os braços é a flacidez de pele, indica-se a braquioplastia, ou cirurgia plástica de braços.

    Excesso de Gordura

    Quando o principal problema é o excesso de gordura, com pouca ou mínima flacidez de pele, pode-se optar por uma lipoaspiração de braços, a ser realizada sob anestesia local ou peridural, que remove de modo eficaz as gorduras indesejáveis dos braços, causando um aspecto de "emagrecimento" importante no semblante do paciente. A lipoaspiração dos braços é realizada com a paciente em decúbito ventral (de barriga para baixo), e uma cânula bem fina é inserida por um pequeno orifício no cotovelo, e outro na axila posterior, de modo que a cicatriz fica imperceptível depois.

     

    A Flacidez de Pele após a Cirurgia Bariátrica de Redução de Estômago (Gastroplastia)

    É muito comum, após grandes perdas ponderais, sobretudo nos pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica (gastroplastia vertical), ocorrer o excesso de pele que impera o uso da cirurgia plástica para melhorar o aspecto corporal.

    Dentre as cirurgias plásticas mais realizadas no ex-obeso está a braquioplastia. Ela visa ciminuir a circunferência braquial, permitindo o uso de roupas com maior conforto, sem aquele excesso de pele que preenche toda a manga ou que dificulta a escolha de roupa, optando-se por modelos de maga longa que possam firmar ou esconder aquele excesso.

    Muitas outras cirurgias plásticas são realizadas por ex-obesos e que podem ser associadas à cirurgia plástica de braços, a braquiolpastia, entre elas, a abdominoplastia, mamoplastia com implantes de silicone, lifting crural (de coxas), lifting facial e até mesmo a lipoaspiração em casos indicados.

    A obesidade, o acúmulo de gordura abaixo da pele, serve como expansor de pele, sobretudo nos braços, e quando perde-se essa gordura, a pele possui uma capadidade limitada de retração, normalmente não retornando à condição inicial.

    Os pacientes que haviam se submetido à gastroplastia e tiveram grande perda de peso vêem na braquioplastia uma alternativa eficaz para o tratamento da flacidez de pele dos braços.

     

    Técnica de Braquioplastia Londrina, ou Cirurgia Plástica de Braços

    Braquioplastia Londrina com Dr. ZamarianNormalmente, o excesso de tecido que justifica uma braquioplastia, ocorre em toda extensão do braço, não podendo ser adequadamente tratada com uma cirurgia que envolve uma circatriz que fica somente posicionada na axila. Essa técnica com cicatriz axilar com ou sem um pequeno prolongamento em "T" no terço proximal do braço costuma ser ineficaz, deixando uma cicatriz sem necessariamente conferir o resultado esperado pela paciente e pelo cirurgião plástico. Por esse motivo, Dr. Zamarian por vezes prefere não realizar a braquioplastia a realizar essa técnica puramente axilar.

    Mas qual a melhor técnica, então?

    Como já foi dito, o excesso de pele ocorre em toda a extensão do braço, causando um aumento de pele no sentido circunferencial dos braços, desde sua região proximal próxima à axila, até o cotovelo. Por esse motivo, Dr. Zamarian costuma realizar a cirurgia plástica de braços com uma incisão longitudinal, em toda a extensão do braço, posicionando essa cicatriz em sua face póstero-medial, de modo que fique menos perceptível na maioria dos movimentos realizados com os braços.

    Trata-se de uma troca de uma flacidez por uma cicatriz em toda a extensão dos braços, mesmo que escondida na face póstero-medial. Por esse motivo, essa cirurgia é indicada somente quando estritamente necessária e quando o excesso de pele é evidente, não restando outra alternativa de tratamento como a lipospaspiração, que promove inclusive a retração da pele em casos selecionados.

    Para melhor aspecto final das cicatrizes, Dr. Zamarian realiza o fechamento final dessa cirurgia com uso de cola de cianoacrilato, a fim de evitar marcas de pontos e possibilitar uma cicatriz de melhor aspecto estético.

    Atualmente, Dr. Zamarian tem reservado a braquioplastia especialmente para os casos de grande perda ponderal. Casos leves de flacidez por idade têm sido submetidos a tratamentos alternativos com luz pulsada ou creme de DMAE com colágeno inodoro.

     

    Quando o maior problema é o Excesso de Gordura, com Flaciez de Pele Mínima ou Nenhuma?

    Essa tem sido a situação mais frequente na Clinica de Cirurgia Plástica do Dr. Zamarian, salvo os casos de ex-obesos, que necessitam da braquioplastia propriamente dita. Assim, cada vez mais um grande número de pacientes vem se beneficiado da lipoaspiração de braços, ou hidrolipo de braços. A diferença reside na anestesia a ser realizada e se o procedimento será realizado concomitando com outra modallidade de cirurgia plástica ou de uma forma isolada.

    De acordo com um dos aperfeiçoadores da técnica de lipoaspiração, Dr Illouz, a parte que pode ser lipoaspirada de um braço compreende a parte póstero-lateral, que é justamente a que acumula mais gordura e que dá a impressão de o indivíduo ser mais "largo" ou obeso do que realmente é. Fica, então proibida a lipoaspiração da face medial do braço, sobretudo no sulco bicipital, uma vez que ali passam as artérias, veias e nervos necessários a uma boa fisiologia do braço, e a fim se se evitarem complicaçãoes.

    Respeitando a técnica adequada, a cirurgia plástica de hidrolipo ou lipoaspiração de braços é uma cirurgia extremamente segura, com excelentes resultados e de satisfação extrema à pacientes que vêem inclusive uma pequena flacidez de pele sofrer retração em casos selecionados, evitando-se assim a cicatriz da braquioplastia tradicional.

    Quanto à quantidade de gordura a ser retirada em uma sessão de lipoaspiração de braços, esta é muito variável, podendo chegar em alguns casos a até um litro, mas Dr. Zamarian se concentra principalmente no aspecto final que ficará após a remodelagem do braço do que propriamente se prender em volumes retirados. Com essa filosofia, o mais importante é o resultado satisfatório a todos do que meramente o volume, que muitas vezes é acrescido do líquido injetado na lipo que contêm adrenalina para minimizar sangramento e equimoses (roxo).

     

    Pré-operatório da Cirurgia Plástica de Braços

    Antes de se realizar a braquioplastia Londrina, Dr. Zamarian solicita alguns exames pré-operatórios, listados a seguir:

    • Hemograma completo
    • TAP com INR
    • KPTT
    • Uréia
    • Creatinina
    • Glicemia de Jejum
    • Proteínas totais e Frações
    • Urina I
    • Eletrocardiograma e Risco Cirúrgico

    Esses exames são necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e assegurar a tranquilidade do procedimento.

    Dr. Zamarian então realiza a sessão de fotos pré-operatórias e orienta o jejum de pelo menos oito horas antes da cirurgia plástica de braços.

    Deve-se chegar uma hora antes da cirurgia no Hospital a ser realizado o procedimento cirúrgico, tomando o cuidado de evitar cigarro, AAS, ginko biloba e arnica antes e depois da cirurgia plástica de bracos.

     

    Anestesia da Braquioplastia

    A anestesia de escolha para a braquioplastia vai depender sobretudo de qual técnica a ser realizada. De um modo geral, para lipoaspiração de braços, somente, damos preferência para anestesia local, quando realizada sozinha, ou peridural torácica, quando realizada com lipoaspiração de outras áreas do corpo.

    Já quando se opta pela braquioplastia com incisão ao longo do braço, a anestesia de escolha é a peridural torácica e sedação (a sedação é realizada em todos os casos de anestesia local ou de peridural). Muito raramente, quando a paciente deseja ou quando essa cirurgia é realizada em conjunto com outra que exije anestesia geral (rinoplastia ou lifting de face) é que pode ser indicada a anestesia geral para a cirurgia plástica de braços.

     

    O Procedimento da Cirurgia Plástica Braços

    Lipoaspiração de Braços

    É iniciada com a paciente de barriga para baixo. Realizam-se dois pequenos orifícios de aproximadamente 1,5cm, um na face posterior do cotovelo e outro na face posterior da prega axilar. Injeta-se um líquido que pode conter anestésico local e adrenalina, ou somente adrenalina. Em seguida, Dr. Zamarian utiliza uma cânula número 3 de lipoaspiração, reta, para aspirar a gordura da face póstero-lateral do braço, gordura esta que será armazenada no recipiente de vidro do lipoaspirador. O procedimento dura cerca de 15 a 25 minutos de cada lado e a cirurgia plástica de lipoaspiração de braços é finalizada com sutura interna com Vicryl 4-0 e cola de cianoacrilato externamente. Utiliza-se um curativo compressivo ou malha (cinta-colete), que eve ser utilizada por dois meses após a cirurgia. Saiba mais sobre esse procedimento acessando nossa página de lipoaspiração.

    Braquioplastia

    Este é o procedimento de cirurgia plástica de braços que necessita na incisão longitudinal dos bracos para retirada de pele e gordura. Neste procedimento não realizamos a lipoaspiração associada. Com a paciente de barriga para cima, inicia-se uma incisão que vai da parte anterior da prega axilar, corre ao longo do sulco bicipital e termina na parte medial do cotovelo, com uma leve curva. Descola-se o retalho inferior no sentido posterior, tomando o cuidado de preservar os linfáticos e os tecidos profundos. Em seguida, traciona-se o retalho, marca-se o excesso, que será retirado, proporcionando novo contorno ao braço. A sutura realizada é com Vicryl 4-0 incolor, em pontos subdérmicos, seguido de cola de cianoacrilato na superfície. Da mesma forma que na lipoaspiração, recomenda-se uso de malha compressiva por dois meses.

     

    Cuidados Após a Cirurgia Plástica de Braços

    Independente de qual técnica utilizada, os cuidados são os mesmos. Logo após a cirurgia, pode-se ter dieta livre, evitando sol por seis meses, sem levantar os braços por um mês, sem academia também no primeiro mês e evitando carregar pesos acima de cinco quilos. Como já foi dito, o uso de malha compressiva está indicado pelo período de dois meses, na maioria dos casos, podendo ser de apenas um mês em casos de lipoaspiração isolada que evoluem muito bem, com pequeno edema (inchaço), sem fibroses. No primeiro mês recomenda-se, também, dormir de barriga para cima, que pode ser a parte mais difícil dos cuidados pós-operatórios para pacientes que não estão acostumados a isso.

    Na Clínica Zamarian recomendamos a drenagem linfática, a ser iniciada no quinto dia pós-operatório e a endermologia, a ser iniciada no décimo dia pós-operatório.

    Após um mês da cirurgia, pode-se dormir de lado, fazer caminhadas, bicicleta leve, enfim, exercícios físicos que não fazem o paciente suar muito. Para realizar exercícios físicos plenos, aguarda-se um prazo total de 60 dias apóas a cirurgia plástica de braços.

    Os cuidados com o sol continuam por um período de 6 meses, sendo que após três meses, pode-se tomar sol do começo da manhã e do final do dia com filtro solar fator 30 ou 40.

     

    Cuidados com a Cicatriz após a Cirurgia Plástica de Braços

    Muito mais uma preocupação após a braquioplastia com incisão longitudinal nos braços, do que na simples lipoaspiração, a cicatriz da braquioplastia é obrigatoriamente realizada no sentido contrário às linhas de força de Langer, pois senão não haveria um tratamento adequado do excesso de pele. Por esse motivo, essa cicatriz tem uma tendência a ser menos estética do que uma cicatriz no sentido das linhas de força. Para realizar um cuidado adequado dessas cicatrizes, Dr. Zamarian recomenda o uso de corticoides (externos, na forma de adesivos, ou injetáveis nas cicatrizes (Theracort)), uso de cremes imunossupressores, tiras de silicone gel ou uso da luz intensa pulsada, a fim de melhorar o aspecto estético das cicatrizes. A betaterapia ou braquiterapia podem ser indicadas nos casos mais refratários. Entretanto, somente cerca de 8% das pacientes que se submetem à braquioplastia com incisão longitudinal na Clínica Zamarian de Cirurgia Plástica necessitam de algum cuidado mais intenso para melhorar o aspecto de suas cicatrizes.

    Alérm disso, Dr. Zamarian toma o cuidado de posicionar as cicatrizes da braquioplastia o mais escondido possível, na região póstero-medial dos braços, de modo que elas permanecem inaparentes a maior parte do tempo.

     

    Agende uma consulta sobre Cirurgia Plástica Braços, Braquioplastia, Lipoaspiração ou Hidrolipo de Braços com Dr. Walter Zamarian Jr.

    Para agendar uma consulta com Dr. Zamarian para conversar sobre implantes de silicone, lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia plástica de braços, braquioplastia, cirurgia reparadora, entre outras, entre em contato com a Clínica Zamarian em Londrina, Brasil.